O que é Osteotomia ou “joelho torto”?

O joelho ”torto” pode ter um formato em varo (pernas arqueadas) ou valgo (joelhos para dentro e pés para fora). A deformidade em varo, comum em homens, leva a uma sobrecarga no lado medial (parte de dentro) do joelho e pouca carga é distribuída lateralmente (parte de fora do joelho). O mau alinhamento em varo do joelho pode ser um fator predisponente para o desenvolvimento da artrose no lado medial do joelho. 

O que é a cirurgia da Osteotomia?

A Osteotomia é uma cirurgia que corrige o formato e a deformidade, melhorando o alinhamento do membro e mudando o formato do joelho. A cirurgia de correção do eixo retira a carga do lado do joelho que está acometido pela artrose e redistribui a carga para o outro lado do joelho que está saudável. Para um melhor entendimento, é comum a comparação com o pneu do carro que esta desalinhado e gastando um lado só do pneu, ao trocar o pneu de lado ele passará a gastar o lado bom do pneu e vai durar mais tempo.

Quando a osteotomia é indicada e o que se espera dela?

A osteotomia é uma boa opção em pessoas que possuem um joelho com artrose e dor em apenas um dos lados do joelho, que são ativas, com boa musculatura, boa amplitude de movimento, idade menor que 60 anos e que não possuem obesidade. O resultado esperado da osteotomia é um atraso na evolução da artrose com alívio da dor por em média 7 anos em 80% das pessoas.

Como é realizada a cirurgia da osteotomia?

 Um corte que é realizado no osso da tíbia ou do fêmur dependendo do local da deformidade e da localização do desgaste no joelho. Em seguida se abre uma cunha ou pode se tirar uma cunha com o objetivo de corrigir e alinhar todo o membro. O espaço da cunha aberta poderá ser preenchido com osso do próprio paciente ou de osso de banco de osso para estimular a consolidação óssea. Posteriormente o osso é fixado com uma pequena placa com parafusos para que o osso consolide nessa posição. 

Como é o pós-operatório da osteotoima?

Não é necessário permanecer imobilizado, sendo possível movimentar o joelho logo após a cirurgia conforme a melhora da dor. Os pontos são retirados com cerca de 2 a 3 semanas. A consolidação óssea completa geralmente ocorre com 12 semanas, porém com o advento da tecnologia das placas bloqueadas utilizadas para fixação e com o estímulo de enxerto de osso colocado no foco da osteotomia, geralmente é possível dar carga mais precocemente de forma parcial com o uso de muletas por cerca de 4 a 6 semanas e progressivamente sem muletas conforme a consolidação óssea vai ocorrendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *