Aplicações no Joelho

São injeções realizadas dentro da articulação do joelho. Um procedimento simples que poderá ser realizado no consultório. 

As aplicações são realizadas com diversas substâncias dependendo de cada caso:

  • Injeções de corticoide: As injeções de corticoide estão indicadas para o tratamento da artrose, principalmente quando existe derrame articular (inchaço) do joelho e para alívio da dor nos casos de artrose mais avançadas. O numero de injeções de corticoide por ano são limitadas, pois podem ser tóxicas para a cartilagem articular.
  • Injeções de ácido hialurônico (Viscossuplementação): O ácido hialurônico é um componente existente dentro da articulação que contribui para a capacidade de absorção de impacto da cartilagem. Muitas vezes oferecem um alívio da dor e melhora dos sintomas por em média 6 meses. As injeções podem ser repetidas conforme a clínica do indivíduo. Os resultados tendem a ser melhores e mais duradouros em pessoas com artrose leve a moderada.
  • Injeções de Plasma Rico em Plaquetas (PRP): Apesar de já estar sendo utilizada como tratamento em muitos países, inclusive nos Estados Unidos e no Brasil pelos dentistas e veterinários, o plasma rico em plaquetas ainda é considerado experimental no Brasil pelo Conselho de Medicina. Muitos estudos de alta evidência científica (Revisão Sistemática) colocam o PRP como uma terapia segura e provavelmente a melhor aplicação a ser realizada no joelho em termos de melhora clínica quando comparada as outras terapias. Nesta terapia é retirado o sangue do próprio indivíduo e as plaquetas são isoladas e concentradas após passarem por um processo de centrifugação simples. As plaquetas são células que estão envolvidas no processo de cicatrização e que contém inúmeros fatores de crescimento. Acredita-se que estes fatores de crescimento contribuam para a melhora do ambiente articular. Estudos recentes demonstram uma melhora da dor e dos sintomas da artrose com a injeção de PRP por em media 9 meses, com resultados melhores em pacientes mais jovens e com artrose leve a moderada.
  • Proloterapia do Dextrose: A proloterapia é uma injeção que contém um potencial irritante, como uma solução de dextrose. O irritante desencadeia um processo inflamatório local no intuito melhorar a resposta de cicatrização do próprio organismo para a melhora da dor local. É uma aplicação simples, segura, com baixo custo e que foi descrita e já é realizada há algumas décadas. Seguem alguns links de artigos no assunto: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4938120/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26051574 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23690322

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *