Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

O QUE É LCP?

LCP é a abreviação de ligamento cruzado posterior, uma tira resistente de tecido fibroso que tem como função ligar ossos.O LCP, assim como o LCA, é um dos quatro principais ligamentos internos do joelho e trabalha em conjunto com o LCA (ligamento cruzado anterior) ligando o osso da coxa (fêmur) e o osso maior da perna (tíbia). 
  
O LCP opera como estabilizador primário do joelho e também é o responsável pelo movimento da tíbia para trás. É constituído de duas faixas inseparáveis de tecido fibroso. A anterolateral fica tensionada quando o joelho está dobrado e a posteromedial, quando o joelho está esticado.

Ligamento Cruzado Posterior (LCP)


POR QUE CRUZADO?

As duas faixas cruzam-se entre si no meio do joelho, em forma de “X”, daí o nome ‘cruzado’. Dessa forma, o LCP impede a rotação posterior da tíbia em relação ao fêmur (conhecida como gaveta posterior) e ajuda a prevenir a rotação externa da tíbia.


COMO OCORRE A LESÃO DO LCP?

A causa mais comum da lesão do LCP é o impacto direto na parte frontal da tíbia, principalmente quando o joelho está dobrado em 90°. Geralmente, esse tipo de trauma frontal acontece praticando um esporte ou num acidente de carro.


IMPORTANTE SABER:

A INCIDÊNCIA DE LESÃO DO CRUZADO POSTERIOR (LCP) É MENOR DO QUE A DO ANTERIOR (LCA). ISTO PORQUE O LIGAMENTO POSTERIOR TEM MAIOR ESPESSURA E RESISTÊNCIA E, O MECANISMO DE TRAUMA TAMBÉM É DIFERENTE NAS DUAS LESÕES.


QUEM CORRE O RISCO DE SE LESIONAR?

Traumas de impacto forte apresentam maior risco, pois podem se envolver em acidentes que afetam a tíbia e o joelho:

  • ciclistas
  • motociclistas
  • motoristas de carros.

Esportistas que vivem situações de queda em solo com impacto direto no joelho, apresentam maior risco de lesão. Nessas lutas, a lesão no posterior também pode ter origem na entorse do joelho, pois é comum o lutador segurar a perna do oponente:

  • judô
  • jiu-jitsu
  • MMA
  • luta greco-romana

A queda também é muito frequente em esportes como rúgbi e futebol americano, e nem é preciso dizer qual o nível de energia desses impactos. Não é para qualquer joelho, motivo pelo qual a lesão do posterior seja tão comum nesses dois esportes.


QUAIS OS SINTOMAS DO LCP?

  • Inchaço mínimo ou moderado.

ATENÇÃO:

Com a lesão, a biomecânica muda: a tíbia fica recuada (“posteriorizada”) em relação ao fêmur, causando uma sobrecarga da articulação femoropatelar. Essa instabilidade crônica pode levar à artrose do joelho. A longo prazo, podem ser observadas também a atrofia do músculo quadríceps (da frente da coxa) e a perda da propriocepção.


CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES

As lesões do cruzado posterior podem ser classificadas em função de sua gravidade:

  • Grau I: rotação até 0,5cm, ligamento ligeiramente distendido, com o joelho ainda estável.
  • Grau II: rotação até 1cm, ruptura parcial com tendão frouxo;
  • Grau III: rotação acima de 1cm, ruptura total do ligamento com instabilidade do joelho.

Estas classificações consideram o deslocamento posterior da tíbia em relação ao fêmur quando o joelho está flexionado a 90°. Essas classificações são importantes para a indicação do tratamento.


TRATAMENTOS:

As rupturas parciais são mais comuns, e têm possibilidade de uma regeneração espontânea, sem necessidade de cirurgia.

Para estes casos, o tratamento inicial inclui:

  • repouso
  • gelo
  • compressão

A maior parte dos pacientes é liberada para caminhar desde que com uma órtese articulada nas duas primeiras semanas, para que o joelho fique protegido e os ligamentos possam cicatrizar.

Órteses são aparelhos de uso provisório que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo. Auxiliam nas funções de um membro, órgão ou tecido para evitar deformidade e compensar insuficiências funcionais que foram causadas por acidentes ou problemas de saúde. O objetivo é dar assistência mecânica ou ortopédica ao paciente. Até o óculos de grau é considerado uma órtese!

Tipos de órteses

Elas podem ser:

  • Externas — Bengalas, muletas, colares cervicais, andadores, coletes, aparelhos auditivos, lentes de contato, aparelhos ortodônticos, palmilhas ortopédicas, joelheiras, munhequeiras.
  • Internas — Marca-passo, instrumentos para estabilizar a coluna, bombas de infusão.
  • Órtese Dinâmica
Órtese Dinâmica

As órtese dinâmicas, são frequentemente confundidas com próteses. Elas permitem a mobilidade controlada de articulações específicas através da aplicação de tração, que atua guiando o movimento e restringindo algumas ações. Como é o caso da órtese Magic arms, feita por impressão em 3D, que dá suporte ao movimento dos membros superiores por meio da tração por elásticos.

A prescrição da órtese é feita com diagnóstico do terapeuta ocupacional, já que é encomendada sob medida e seu uso pode ser definitivo ou temporário.

A seguir, após controle da dor e do inchaço, deverá ser feito um reforço muscular com ênfase no ganho do músculo quadríceps. Finalmente, será possível retomar à prática esportiva sem problemas de estabilidade no joelho.


PREVENÇÃO:

Algumas dicas para ajudar a prevenir as lesões do joelho relacionadas com esporte, podem ser seguidas:

  • Fazer aquecimento e alongamentos antes de participar de atividades esportivas;
  • Fortalecer os músculos que rodeiam o joelho através de um programa de condicionamento físico dirigido para cada indivíduo;
  • Evitar aumento rápido na intensidade do programa de treino;
  • Usar calçados confortáveis que proporcionem um bom apoio e se adaptem bem aos pés e ao esporte;
  • Faça o uso de órteses esportivas que ajudem a estabilizar o joelho durante a prática.

Fontes:

https://www.drmarcelotostes.com/joelho/ligamentos/cruzado-posterior-lcp/entenda-a-lesao
https://www.saudecuf.pt/desporto/lesoes/lesoes-do-joelho/lesao-do-ligamento-cruzado-posterior
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/08/descubra-os-sintomas-e-como-tratar-lesoes-de-ligamento-cruzado-do-joelho.html
https://pt.slideshare.net/davidsad/aula-rotura-do-ligamento-cruzado-posterior-do-joelho
https://www.bauerfeind.com.br/blogs/news/voce-sabe-o-que-e-lesao-do-ligamento-cruzado-posterior-lcp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *