Ligamento Colateral Lateral

O ligamento colateral lateral (LCL) fica localizado na região lateral ou externa do joelho, unindo o fêmur à fíbula – por essa razão, ele também é chamado de ligamento colateral fibular. A principal função do LCL é resistir ao estresse em varo.

Dessa forma, a lesão do LCL também está ligada ao esporte, especialmente em modalidades como futebol, handebol, futebol americano e artes marciais. O principal mecanismo responsável pela lesão em atletas é a pancada na região interna do joelho em sentido ântero-medial, que força a articulação para fora.

O trauma no LCL desencadeia dor na região lateral (que pode irradiar para todo o membro inferior), inchaço, dificuldade para andar e para dobrar e esticar o joelho. Se houver formigamento com perda de sensibilidade e de movimento de dorsiflexão do pé (pé caído), o nervo fibular também pode ter sido lesionado (o que denota uma lesão de maior gravidade).

A Lesão do ligamento colateral lateral pode ser classificada nos graus I, II e III, dependendo da sua gravidade:

• grau I: dor com dano mínimo ao ligamento.

• grau II: Lesão parcial de algumas fibras do ligamento e pequena frouxidão na articulação.

• grau III: Ruptura completa do ligamento e a articulação fica instável.

Como ocorre? 

Através de um movimento de rotação ou de uma pancada na parte interna do joelho, que o force para a lateral.

Quais os sintomas? 

Dor na parte externa do joelho, que pode inchar. Não é comum escutar ou sentir estalos quando a lesão ocorre. Mesmo com a dor, na hora da lesão, freqüentemente, é possível caminhar e até voltar a um jogo inacabado. Até 8 horas após a lesão, a dor costuma aumentar e a mobilidade pode ficar limitada.

Como é diagnosticada? 

O médico examinará o joelho à procura de sensibilidade na parte lateral. Ele, gentilmente, moverá o joelho para descobrir se a articulação está instável e se o ligamento está distendido ou rompido. O médico poderá, ainda, pedir um raio-x ou uma ressonância nuclear magnética.

Fontes: clinica deckers e saude do joelho bh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *