Lateral e Complexo Posterolateral

O corpo pode sofrer diversas lesões que causam inflamação e dor. No entanto, grande parte desse problema pode ser tratada com a ajuda de um médico especialista. É o que ocorre com a lesão do canto póstero-lateral.

Trata-se de um complexo de ligamentos na lateral externa do joelho, que une o fêmur à tíbia e à fíbula. Ele tem como objetivo auxiliar a estabilidade do local.

Quando ocorre uma contusão nessa região, isso reduz a capacidade de cicatrização, fazendo com que o joelho fique instável. Por isso, é fundamental procurar um ortopedista para que a situação seja contornada.

Como ocorre a lesão do canto póstero-lateral?

Essa lesão costuma acontecer quando há uma torção no joelho, especialmente nos casos em que o pé fica fixo no chão, e o joelho sai do lugar, chamado de estresse em varo. Assim, os ligamentos se rompem, ocasionando dor.

É uma situação muito comum em quedas e acidentes, podendo estar associada com o ligamento cruzado posterior ou anterior.

Por estar geralmente relacionado a outras contusões, os sintomas podem variar dependendo da situação e das condições do paciente. No entanto, é comum a pessoa apresentar um desvio em varo durante a caminhada. Dessa forma, quando ocorre a marcha, o joelho tende a ir para fora, causando a flambagem.

Além disso, pode ocorrer dor, desconforto e instabilidade na perna, fazendo com que o membro fique mais fraco.

Como é feito o diagnóstico?

Assim que acontecer a queda, é necessário procurar por um ortopedista, para que ele possa fazer todos os exames importantes. O diagnóstico costuma seguir três passos, sendo o primeiro a avaliação do histórico do paciente. 

Com isso, o médico vai obter todos os dados fundamentais sobre o momento em que aconteceu a lesão e os sintomas que a pessoa tem apresentado. Em seguida, há o exame físico, no qual o profissional conseguirá sentir a ação do ligamento e determinar o quão instável ele está e se houve ruptura parcial ou total.

Esse teste leva em consideração a funcionalidade da outra perna. Depois disso, vêm os exames de imagem,  utilizando-se radiografia, tomografia e ultrassonografia, para que a parte interna possa ser visualizada com mais precisão.

A ressonância magnética também pode ser solicitada, mas, para auxiliar no diagnóstico e garantir o resultado.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento vai de acordo com o grau da lesão no joelho. Portanto, em casos mais simples, nos quais houve rompimento parcial, a perna é tratada com fisioterapia e medicamentos que devem ser receitados pelo médico.

Também são recomendados fortalecimento e treinos que possam ajudar na recuperação da região, devolvendo, com mais rapidez, a estabilidade.

Já em situações mais graves, é fundamental a intervenção cirúrgica, para reconstruir o ligamento central associado e do canto póstero-lateral. Essa reconstrução costuma ocorrer em uma única cirurgia. Contudo, quando todos os demais ligamentos do local sofrem a ruptura, então, a operação é feita por partes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *