Edema ósseo: sintomas, causas e tratamento do osso inflamado

Um edema ósseo é uma lesão de osso menos grave do que uma fratura, e é caracterizado por uma inflamação do osso. As contusões ósseas são bastante comuns em atletas, podem acontecer com pessoas de todas as idades e modalidades. Qualquer tipo de osso do corpo pode sofrer edema ósseo (do inglês – bone bruise). Outras lesões costumam acontecer junto com uma contusão óssea, como danos aos ligamentos próximos ou outras partes moles que o circundam.

O que é

O osso é feito de diferentes tipos de tecido. O periósteo é uma fina camada de tecido que cobre a maior parte externa do osso. Onde os ossos se unem, geralmente há uma camada de cartilagem nas bordas. O osso aqui é chamado de osso subcondral. No fundo (camada interna) do osso existe uma área chamada medula. Ele contém a medula óssea e o tecido fibroso denominado trabéculas.

Com uma fratura óssea, as trabéculas em uma região do osso podem estar quebradas. Mas, com uma contusão óssea, o edema (liquido inflamatório) danifica apenas algumas dessas trabéculas ou preenche os espaços causando até um aumento de volume. Uma lesão óssea pode causar acúmulo de sangue na área abaixo do periósteo. Isso causa um hematoma subperiosteal, um tipo de hematoma ósseo. Uma contusão óssea também pode causar sangramento e inchaço na área entre a cartilagem e o osso abaixo dela. Isso causa um hematoma no osso subcondral. Ou sangramento e inchaço podem ocorrer na medula óssea. Isso é chamado de hematoma ósseo intraósseo. 

Causas

Lesões de qualquer tipo podem causar hematomas nos ossos. Lesões esportivas, acidentes com veículos motorizados ou quedas de altura, por exemplo, além de lesões por torção que causam entorses articulares. Problemas de saúde como a artrite também podem causar hematomas nos ossos. Isso ocorre porque a artrite faz com que as superfícies ósseas se atritem. O que é mais frequentemente no consultório são as lesões ósseas causadas por esporte de impacto, erros biomecânicos e excesso de volume no treinamento. Tudo isso associado, em alguns casos, a problemas metabólicos. 

Sintomas 

Os sintomas de um edema ósseo podem incluir:

  • Dor e desconforto na área referida;
  • Inchaço na área e tecidos moles ao redor;
  • Mudança na cor da área;
  • Inchaço ou rigidez da uma articulação lesada.

Essa dor costuma ser mais intensa e dura mais tempo do que uma lesão de tecido mole. A gravidade dos seus sintomas e a duração deles depende da gravidade da contusão óssea (do volume de osso afetado e dos tecidos envolvidos). 

Diagnóstico

Sempre pergunto sobre o histórico médico e sintomas do paciente, e qual esporte pratica. Devemos ainda examinar a área lesionada cuidadosamente para verificar se há dor, hematomas e inchaço. Após anamnese e o exame, verificamos a necessidade de exames complementares. 

Uma contusão óssea não aparece em um raio-X. Mas você pode fazer um raio-X para descartar uma fratura cortical óssea, que pode precisar de um tipo diferente de tratamento que o edema. 

A contusão óssea (edema ósseo) é uma lesão relativamente comum em um osso e é menos grave do que uma fratura, resultando em lesão no osso em um nível microscópico, sem uma linha de fratura discreta ou visível na radiografia ou imagens avançadas, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. 

Tipos de tratamento

O tratamento para uma contusão óssea pode incluir:

  • Diminuir o impacto do osso ou articulação, incluindo muletas para suportar seu peso;
  • Colocar uma bolsa de gelo na área várias vezes ao dia para diminuir o inchaço e a dor;
  • Elevar a lesão acima do nível do coração para reduzir o inchaço;
  • Tomar remédios para reduzir a dor e o inchaço, e suplementos como cálcio;
  • Usar uma cinta ou outro dispositivo para limitar os movimentos, se necessário; muitas vezes, uma órtese é útil ao retornar ao esporte, pois a área é mais sensível ao contato até que esteja totalmente curada;
  • A dieta é outra oportunidade para acelerar a cura. Semelhante às fraturas ósseas, a ingestão de uma dieta rica em cálcio, vitamina D e proteínas pode ajudar a curar contusões ósseas mais rapidamente. Em contraste, certos fatores atuam contra o atleta e retardam a cura de uma contusão óssea, como tabagismo e diabetes.

A maioria das contusões ósseas cicatriza lentamente ao longo de quatro a oito semanas, embora isso possa variar consideravelmente com base na idade e saúde do atleta, bem como no tamanho e localização da contusão óssea. Em geral, uma contusão óssea maior pode levar mais tempo para cicatrizar. 

Possíveis complicações 

A maioria das contusões ósseas cicatriza sem problemas. Raramente são graves e muito grandes. Mas em alguns casos, uma parte do osso pode morrer devido ao comprometimento permanente do suprimento de sangue. Isso é conhecido como necrose avascular ou osteonecrose do osso. Embora raro, é um importante motivo para buscar avaliação por um cirurgião ortopédico e acompanhamento até a resolução da lesão, com retorno ao esporte apenas quando considerado seguro pela equipe médica, incluindo médico, terapeuta e treinador.

Apenas casos muito selecionados de lesões da medula óssea possam se beneficiar da subcondroplastia; deixamos os procedimentos mais invasivos para casos especiais. 

Referência:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *