Quais as opções cirúrgicas? O que é artroscopia?

A cirurgia da lesão meniscal é realizada através da artroscopia do joelho. A artroscopia consiste em uma técnica minimamente invasiva em que são realizadas pequenas incisões que aparentam pequenos “furos” no joelho. Estes “furos” permitem a entrada do artroscópio, que é um instrumento semelhante ao tamanho e formato de um lápis e que possui uma pequena câmera com luz na sua ponta, de pinças ou outros instrumentos, e de soro fisiológico no interior da articulação. Através da artroscopia, o menisco pode ser suturado e reparado ou pode ser retirado parcialmente ou totalmente.

A sutura do menisco tem melhores resultados em lesões longitudinais recentes localizadas na região perfericas da zona vermelha  a sua indicação principalmente em roturas traumáticas e em pacientes jovens. O sucesso da sutura do menisco é maior quando associado a reconstrução do LCA e depende do tipo de lesão, da região afetada do menisco, se a sutura  é realizada na região mais periférica do menisco (zona vermelha mais vascularizada e de melhor cicatrização).

A ressecção parcial do menisco é o procedimento mais frequentemente realizado, em que a parte do menisco roto é retirada e o restante do menisco preservado. Inicialmente a meniscectomia parcial permite uma reabilitação e uma recuperação mais rápida, muitas vezes em poucas semanas, quando comparada a sutura meniscal. O objetivo da cirurgia é o alívio dos sintomas, principalmente os mecânicos relacionados a falseio, bloqueio e travamento. Entretanto, a perda parcial do menisco pode predispor o joelho a alterações sintomáticas e características da artrose no futuro. Por esta razão é essencial seguir adequadamente um programa de reabilitiação, fortalecimento muscular e corrigir fatores que podem predispor o joelho a artrose futura como por exemplo a obesidade.

A Reabilitação após a cirurgia do menisco depende do tipo de procedimento cirúrgico realizado. A meniscectomia (ressecção do menisco) por artroscopia é um procedimento simples pouco invasivo e que permite carga no joelho precocemente após a cirurgia. Deve ser realizada fisioterapia e em poucas semanas o indivíduo poderá retornar as atividades cotidianas.  A reabilitação após sutura meniscal depende do local e do tipo de lesão suturada, assim como a técnica cirúrgica utilizada. Nesses casos a reabilitação poderá ser mais lenta, limitando a flexão do joelho e a carga inicialmente e cada caso deverá ser discutido com o médico cirurgião.

Obs: O texto acima trata-se de uma explanação resumida e superficial do assunto em questão. Para maiores detalhes, consulte seu medico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *